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terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Estrutura Organizacional

lEstrutura Organizacional é a forma como as empresas se articulam para desenvolver as suas atividades. não existe uma estrutura organizacional acabada e nem perfeita, existe uma estrutura organizacional que se adapte adequadamente às mudanças.
Para eles, a estrutura depende das circunstâncias de cada organização em determinado momento". Existem variáveis que contribuem para isso: a sua estratégia, o meio ambiente em que opera, a tecnologia de que dispõe e as características de seus participantes. Chandler (1962), ao pesquisar quatro grandes empresas americanas (DuPont, GM, Standart Oil e Sears) constatou que as estruturas dessas empresas eram continuamente ajustadas às suas estratégias e pode demonstrar a intima relação entre a estratégia e a estrutura organizacional.
Outra condição muito importante: é o ambiente em que a organização actua e que é caracterizado por três tipos:
  • O ambiente estável, com pequena variação, que quando ocorre é previsível e controlável;
  • O ambiente em transformação, em que as tendências de mudanças são visíveis e constantes;
  • O ambiente turbulento, em que as mudanças são velozes, oportunistas e, não raro, surpreendentes.
 

Segmentos

 Estrutura Formal

É uma estrutura que é planejada, é "oficial", o fluxo de autoridade é descendente, ela é mais estável, é sujeita ao controle da direção e pode crescer a um tamanho imenso, dependendo da organização.

Estrutura Informal

São identificadas com a interação social estabelecidas entre as pessoas, desse modo, progride espontaneamente no momento que as pessoas se reúnem. Traduz as relações que habitualmente não surgem no organograma. São comportamentos pessoais e sociais que não são documentados e reconhecidos oficialmente entre os membros organizacionais, aparecendo inevitavelmente em decorrência das necessidades pessoais e grupais dos empregados.

Características do Grupo Informal

  • Presente nos indivíduos.
  • Sempre existirão.
  • A autoridade flui na maioria das vezes na horizontal.
  • É instável.
  • Não está sujeita a controle.Está sujeita aos sentimentos.
  • Líder informal.
  • Desenvolve sistemas e canais de comunicação.

Vantagens da estrutura informal

  • Proporciona maior rapidez no processo.
  • Complementa e estrutura formal.
  • Reduz a carga de comunicação dos chefes.
  • Motiva e integra as pessoas na empresa.
- Perspectivas própria para um melhor desempenho.

 Desvantagens

  • Desconhecimento das chefias.
  • Dificuldade de controle.
  • Possibilidade de atritos entre pessoas

Robbins (2006,p,171)

Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

DEPARTAMENTALIZAÇÃO: É O agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais.


 Nada mais é que as divisões da empresa, seus órgãos que compõem a estrutura base como departamento de compras, vendas e demais repartições, porém há critérios e considerações para criar esses departamentos, há uma linha a ser seguida para evitar confusões na estrutura e assim ser visualizada e respeitada de maneira simples e exposta na sua estrutura formal. É preciso decidir centralização e a descentralização das áreas de base e constituir a amplitude de supervisão

Não há departamentalização ideal, todos os tipos apresentam vantagens e desvantagens. É necessário no processo de departamentalização que é na verdade o processo de agrupar as atividades em divisões organizacionais buscar maneiras onde a eficiência e a eficácia sejam otimizadas.

Outro fator a considerar é o Humano não podendo esquecê-lo, pois será fundamental para o sucesso da organização, portando é importante à contratação de pessoas adequadas a homogeneidade da estrutura para uma maior sintonia em escala. Sempre falo nesse fator humano ele é importante em quase todos os aspectos que constituem a organização.

Segundo Fayol, “as estruturas organizacional caracteriza-se por uma cadeia de comando, ou seja, por uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e especifica quem se subordina a quem” veja exemplo na figura abaixo: Cadeia de comando departamentalizado.



A estrutura organizacional é representada graficamente no organograma.

Só para lembrar o conceito de organograma é a representação gráfica de determinados aspectos da estrutura organizacional. Estabelece a estrutura formal de empresa (departamentos) num determinado momento. É estática. Fatores a considerar na tabela abaixo formal e informal.




TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A seguir são apresentados e discutidos os diversos critérios de departamentalização.

QuantidadeNeste são agrupados um número apropriado de pessoas não individualizadas que, entretanto, tem obrigação de executar tarefas sob as ordens de um superior. Veja na figura em exemplo departamento comercial e em turnos com supervisão de tarefas em 3 turnos de trabalho diferentes.




Funcional são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É o mais utilizado pelas empresas, por ser muito racional. A principal vantagem é que apresenta especialização nas áreas técnicas, além de melhorar os recursos nessas áreas. A principal desvantagem é que pode ocorrer um descumprimento de prazos e orçamentos, este tipo de departamentalização não tem condições para uma perfeita homogeneidade das demais atividades da empresa.

Territorial (ou localização geográfica)este tipo é usado por empresas territorialmente espalhadas. Um bom exemplo para entender melhor é o tipo que se usa nos bancos. As atividades são agrupadas e colocadas sob a ordem de um administrar apenas. Há vários exemplos.

Segue na figura abaixo outro de departamento de Tráfico e Rodovias Estaduais.

Produtos (ou serviços) - Neste tipo, as atividades são agrupadas feitas de acordo com as atividades essenciais a cada um dos produtos ou serviços da empresa. É muito usada em empresas que tem produtos diferentes e representa um volume importante. A grande vantagem é o acompanhamento dos resultados sobre o produto. Mas há desvantagens, pois pode ocorrer duplicidade de tarefas aumentando os custos e benefícios.


Clientes: Neste tipo as atividades são agrupadas com base as necessidades diversas e exclusivas dos clientes da empresa. Um exemplo o grupo ALGAR do senhor Alexandrino Garcia, usa esse tipo de departamento, para que não conhece o grupo é umas das melhores empresas em destaque na revista exame e trabalha com vários seguimentos como Agronegócios, Turismo, Telecomunicação entre outros. A vantagem é que nesse modelo dá condições para conhecer e dar melhor tratamento ao cliente. A grande desvantagem é a troca de recursos, pois várias vezes o atendimento ao cliente é sazonal, ou seja, periódico. Na figura que segue em exemplo por cliente mostra uma loja de departamentos.


Processo - Neste são agrupadas conforme as etapas de um processo. É considerado de maneira pelo qual são executados os serviços ou processos para conseguir a meta ou objetivo especifico. É muito usado em operações industriais. A vantagem é que pode observar a maior especialização e rapidez técnica. A desvantagem é que a visão que temos da mão de obra é limitada porque é especializada.



Projeto - As atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. O gerente de projeto é responsável pela realização de todo o projeto ou de uma parte dele. Terminada a tarefa, o pessoal é designado para outros departamentos ou outros projetos.



Matricial – Este como tem muitas importantes considerações e tipos de matriz para descrever irei mostrar e falar sobre o assunto no módulo 11.



Mista - Muitas empresas usam esse tipo de departamentalização, principalmente as grandes empresas. Pois apresenta várias técnicas. É o tipo mais usado, pois adapta melhor a realidade organizacional.






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