Minha foto
Guarulhos, Brazil
ESTUDANTE / FACULDADE ENIAC

Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO

A origem da Administração é recente, pouco mais de 200 anos - surgiu com o aparecimento das grandes empresas na Revolução Industrial. 
A denominada Revolução Industrial iniciou-se na Inglaterra e estendeu-se rapidamente pelos demais países da Europa e Estados Unidos. Atráves de James Watt, em 1776, com sua máquina  a  vapor e com as inúmeras aplicações deste tipo de máquina nos diversos processos produtivos, ocorreu um enorme contingente de industrializações nos países da Europa e Estados Unidos. A Revolução Indústrial pode ser dividida em duas fases: Primeira, de 1780 à 1860: com os novos maquinários, o artesanato e as oficinas transformaram -se em fábricas e usinas. Nesta fase surgiu a locomotiva e o navio a vapor, telégrafo e o telefone, provocando uma enorme revolução nos meios de transporte e comunicação. Segunda, de 1861 à 1914: é a fase em que as fábricas crescem e se transformam em grandes organizações, co a introdução das máquinas automáticas e a especialização dos operários. As invenções proliferaram , transformando-se em produtos comercializáveis. Neste período, predominaram a eletricidade e os derivados de petróleo como principais fontes de energia, e o aço, como principal matéria prima. Surge a estrada de ferro, o automóvel, o avião, a lâmpada elétrica, o telegráfo sem fio, o rádio etc.
Tem início também o capitalismo financeiro, com o surgimento dos grandes bancos e das grandes organizações multinacionais ( GENERAL ELETRIC, FORD, SIEMENS, DU PONT etc.).
Com o  progresso, o crescimento acelerado das empresas, de forma totalmente desorganizada, obrigando-as a enquadrarem em uma ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA capaz de substituir toda a improvisação e o empirismo verificados na época. As empresas corriam atrás de maior eficiência e produtividade, visando melhor integração entre os diversos departamentos, objetivando condições mais favoráveis para enfrentar a concorrência no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário